Arquivo

Arquivo da Categoria ‘Bandas de Braga’

Banda de Belinho

29, Fevereiro, 2008 3 comentários
Categories: Bandas de Braga

Sociedade Filarmónica Vizelense

27, Dezembro, 2007 3 comentários

A Sociedade Filarmónica Vizelense é mais um caso de sucesso e de longevidade. Com efeito, esta Banda foi fundada em 21 de Janeiro de 1882 e tem, por isso, uma história muito rica e cheia de episódios interessantes. No entanto, o dia 21 de Janeiro de 2001, em que cumpriu mais um aniversário, ficou registado nos anais da Sociedade como um dos mais significativos por ter sido a data de inauguração da sede social. Este acontecimento surgiu no seguimento natural da expansão de actividades registada a partir de 1999.

Actualmente, a Sociedade tem em actividade permanente uma Academia de Música. Banda de Música, Grupo Coral, Grupo de Fados, Orquestra Juvenil, Orquestra Ligeira e Orquestra Típica!

Quanto à Banda de Música ela é dirigida pelo maestro José Manuel Oliveira Marques e e composta por 53 músicos, que interpretam um vasto reportório, que inclui temas de música clássica, música ligeira e música popular. A Banda realiza, em média, por ano, entre 35 e 40 actuações, em especial no Minho, Alto Minho e Douro Litoral.

A Sociedade Filarmónica Vizelense dispõe de uma Escola de Música frequentada por 113 alunos, acompanhados por 14 professores.

Sociedade Filarmónica Vizelense

Sociedade Filarmónica Vizelense
Praça da República – 4815-475 Caldas de Vizela
Telefones – 253 585 603 253 562 469
93 479 0094

 

Categories: Bandas de Braga

Sociedade Filarmónica de Vilarchão

27, Dezembro, 2007 1 comentário

A Sociedade Filarmónica de Vilarchão é uma das mais antigas do concelho de Vieira do Minho e do Alto Minho, tendo sido fundada por volta de 1830 por quatro sacerdotes e um carpinteiro. Ao longo da sua riquíssima história a Banda de Vilarchão foi dirigida por 16 maestros, sendo de destacar a acção do professor Reis e do Mestre João, responsável pela direcção da Banda durante mais de 50 anos!

Facto curioso e de enaltecer é que a actividade da Sociedade nunca parou, apesar de estar sedeada numa pequena freguesia com apenas 80 fogos. Na década de 30 do século passado, desentendimentos entre duas facções levaram à partida de um número significativo de músicos para outras paragens. Nem assim a Banda se extinguiu e ficou a ser conhecida como a Banda dos 14 por ser esse o número dos músicos que não “desertaram”…

Actualmente, a Sociedade Musical de Vilarchão tem uma banda com 46 músicos, dirigida pelo maestro Manuel António Luís Batoca. A Banda interpreta alguns (poucos) temas clássicos, selecções ligeiras, música pop e música popular, distinguindo-se também pela qualidade do trabalho que efectua no acompanhamento dos actos religiosos, o que lhe tem granjeado muitos e continuados serviços ao longo dos últimos 25 anos.

A Sociedade Filarmónica de Vilarchão dispõe de uma escola de música, na qual o maestro Manuel Batoca lecciona os rudimentos da teoria musical a dez alunos.

O grande objectivo imediato da Sociedade é a construção de uma sede própria, que lhe permitirá alargar o âmbito das suas actividades, para a qual já tem terreno e projecto arquitectónico.


Sociedade Filarmónica de Vilarchão

Sociedade Filarmónica de Vilarchão
Vilarchão – 4850-475 Vieira do Minho

Telefones:
253 647 737
93 3349 243

banadavilarchao@europa.com
http://www.sfvilarchao.com/

Categories: Bandas de Braga

Banda Musical de Vila Verde

27, Dezembro, 2007 Nenhum comentário

A Banda Musical de Vila Verde foi fundada em Outubro de 1936 por uma comissão composta por quatro elementos – Aníbal Feio Soares de Azevedo, António Augusto dos Santos, Manuel de Oliveira e Abílio Silva. Começou por se chamar Banda dos Bombeiros Voluntários. De então para cá, tem conhecido várias designações e viveu mesmo dois períodos de suspensão de actividade entre 1969 e 1972 e entre 1974 e 1981.

Desde 2002 que a Sociedade Educação e Recreio – Banda Musical de Vila Verde é dirigida pelo maestro Ferreira da Silva, atravessando actualmente um dos períodos de maior pujança.

A Banda conta com 45 elementos c o seu repertório inclui temas de música clássica, ligeira e popular.

A Banda Musical de Vila Verde tem em funcionamento uma Escola de Música com 36 alunos em que são leccionadas as disciplinas de Educação Musical e Instrumento por três professores, sob a supervisão do maestro Ferreira da Silva. A existência desta escola facilita o funcionamento da Orquestra Juvenil da Banda de Vila Verde.

Vila Verde

Vila Verde

Sociedade Educação e Recreio – Banda Musical de Vila Verde
Vila Verde
Telefone – 253 324 843
Presidente: Álvaro Ribeiro – 914 842 028
Vice-Presidente: Sr. Macedo – 962 349 789
Email: bandamusicaldevilaverde@gmail.com

Categories: Bandas de Braga

SOCIEDADE FILARMÓNICA DE VIEIRA DO MINHO

27, Dezembro, 2007 Nenhum comentário

É difícil precisar com exactidão a data de fundação da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho, mas tudo aponta para que tenha ocorrido por volta de 1918. O que é certo é que esta Banda surgiu devido a divergências ocorridas na Banda de Mosteiro (Música Velha). Alguns músicos desta Banda, entre os quais Abel Branco da Veiga, Domingos Gonçalves e seus filhos Jaime e José Maria Gonçalves, saem e formam uma nova Banda no lugar de Brancelhe, sede do concelho de Vieira.

Alguns relatos dão conta que, além de divergências pessoais, também houve desentendimentos políticos (republicanos versus monárquicos) na cisão da Banda de Mosteiro e na criação da Banda de Música de Vieira do Minho (Música Nova). Isto sem esquecer a rivalidade sempre presente entre a freguesia de Mosteiro e o lugar de Brancelhe…

Actualmente, a Banda da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho conta com 41 músicos e é dirigida pelo maestro Domingos José Campos Cardoso, executando um reportório variado, que vai dos temas clássicos (poucos) às selecções ligeiras, música pop e música popular.

A Banda actua essencialmente em festas populares e religiosas, com maior incidência nos meses de Verão.A Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho tem em funcionamento uma Escola de Música com dois professores, frequentada actualmente por 21 alunos.

Banda de Vieira do Minho

Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho
Cerdeirinhas
4850-351 Vieira do Minho

 

Telefone – 965050989
Tlm – 937472009
Fax – 253645114

 

Categories: Bandas de Braga

Associação Cultural Banda de Música de Riba de Ave

27, Dezembro, 2007 3 comentários

A Associação Cultural Banda de Riba de Ave caminha para dois séculos de existência. Embora não existem dados cronológicos da data da sua fundação, por trabalhos da pesquisa efectuados junto de pessoas idosas somos levados a concluir que seja essa a sua idade.

Este agrupamento musical que já teve como denominação Banda do Tojão, Banda dos Pereiras, Banda de Música das Fábricas de Riba de Ave, Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, e por último, após alteração de estatutos, Associação Cultural Banda de Música de Riba de Ave. Tem levado a sua fama, por romarias, onde tem sido presença constante da cultura, um embaixador de Riba de Ave, por excelência. Já participou em Espanha, mais propriamente em Castellon de la Plana – Valência, num festival de Música Internacional, através de um Intercâmbio Cultural.

Após a gravação do seu primeiro CD, prepara-se agora para outras metas, que pretende atingir. O seu objectivo principal passa por ter uma Sede própria, onde concentre a sua actividade principal com a vertente da Escola de Música, aberta a toda a comunidade, e sobretudo que sirva os interesses da Banda, através da formação musical de novos músicos.

Está em formação uma Orquestra Ligeira composta por jovens, músicos da Banda, de forma a participar em alguns espectáculos, sejam eles de índole Cultural, Pedagógica, ou Recreativa. Neste momento, o seu elenco é formado por 58 elementos, onde predomina a juventude com destaque para jovens com valor oriundos de escolas profissionais de Música.

A vertente de outras actividades, que pretende levar a efeito, só será possível tendo um espaço próprio com as condições necessárias ao desempenho da própria actividade de Associação.

BANDA DE RIBA DE AVE

Apartado 141
4765 – 901 RIBA DE AVE

 

Telefones:
252 931 606
252 982 168

 

Categories: Bandas de Braga

SOCIEDADE FILARMÓNICA FAFENSE – BANDA DE REVELHE

27, Dezembro, 2007 1 comentário

A Sociedade Filarmónica Fafense – ou Banda de Revelhe, como é popularmente conhecida – foi fundada em 1854 sob a designação de Banda de Música do Leonardo. Em 1910, assistiu-se a uma associação dessa banda com os chamados “Fogueteiros de Revelhe”, nascendo então a Banda Musical de Revelhe. Só em 1958 a Banda de Revelhe dá origem à Sociedade Filarmónica Fafense.

Actualmente, a Sociedade Filarmónica Fafense dispõe de uma Banda composta por 57 músicos, sendo dirigida pelo maestro Ilídio Ferreira da Costa, que também supervisiona a Escola de Música.

O reportório habitual da Banda comporta temas como ravanelo, sons de Primavera, rienzi, os dois Antónios, poeta aldeão, corifeus, la torre del oro e Washington post, executados em várias localidades, como Fragoso, Marco de Canavezes, Ponte de Lima, Freamunde, Esposende, Viana do Castelo, Amares e Vila do Conde.

Banda de Revelhe

 

Sociedade Filarmónica Fafense – Banda de Revelhe
Rua do Ruival – Apt. 39
4824-953 Fafe

 

Telefone

253490380

Categories: Bandas de Braga

Banda da Póvoa de Lanhoso

27, Dezembro, 2007 2 comentários

A Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foi fundada em 1904, mas dificuldades de vária ordem levaram à interrupção da sua actividade durante um período significativo de tempo. No entanto, em 1985 reiniciou a actividade com a criação em simultâneo da sua Escola de Música.

Actualmente, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso conta com um efectivo de músicos que varia entre 40 e 45, que interpretam temas variados de música clássica, ligeira e rapsódias. A direcção musical está a cargo do maestro Pedro Miguel dos Santos Rodrigues.

A Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso actua com regularidade em festas e romarias populares, designadamente no S. José, S. Bento, S. João de Braga, Nossa Senhora do Rosário e Romaria do Porto D`Ave.A Escola de Música, criada aquando do ressurgimento da Banda em 1985, tem actualmente 15 alunos, assessorados por três professores.

BANDA DE MÚSICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA PÓVOA DE LANHOSO

Banda Musical dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso
Avenida da República – Nossa Senhora do Amparo
4830-513 Póvoa de Lanhoso

 

Telefone – 253639240
Fax – 253633995

Banda.bvpl@oninet.pt

 

Categories: Bandas de Braga

Banda Musical de Pevidém

27, Dezembro, 2007 Nenhum comentário

Fundada em Outubro de 1894, na região de Pevidém a Banda da Sociedade Musical de Pevidém é hoje uma prestigiada Banda no meio artístico.

Como em quase todas as colectividades nascidas no séc XIX, os meios eram escassos, mas como tudo na vida para se singrar é preciso sentir dificuldades e limpar o percurso dos escolhos que estão a aparecer.

Manuel Martins Coelho Lima, à frente de um punhado de bairristas, funda a Banda da Sociedade Musical de Pevidém.

(…)

Até aos nossos dias, tem prosseguido a Sociedade Musical de Pevidém, apoiada na sua Banda, a inegável tarefa de serviço público à agora Vila e gentes de Pevidém.

BANDA MUSICAL DE PEVIDÉM

Banda Musical de Pevidém
Rua Albano Coelho Lima
4835 – 302 GUIMARÃES

 

Telef. – 253 532 216
Fax – 253 532 226
Telm. – 93 6 240 614

 

Categories: Bandas de Braga

Banda de Oliveira

26, Dezembro, 2007 Nenhum comentário

A Banda Musical de Oliveira foi fundada há mais de 200 anos! Está sedeada no lugar de Vilela, Oliveira, Barcelos, e deve à sua existência ao pároco da freguesia João Machado da Silva Ribeiro, que promoveu a fundação da Banda de Música na altura em que se comemorava a conclusão das obras de restauro da Igreja Paroquial de Oliveira. Corria, então, o ano de 1782…

A vida e actividade da Banda Musical de Oliveira nunca sofreu interrupções, mas só em 1965 é que foram elaborados os estatutos que a definem como associação cultural, musical, artística e recreativa. Uma tão longa e profícua actividade cultural valeram à Banda Musical de Oliveira várias distinções, de que se destacam a Medalha de Mérito cultural, atribuída pelo governo português, em 1995, e a Medalha de Mérito da cidade de Barcelos – Grau Ouro – atribuída pelo município em 2003.

Actualmente, a Banda Musical de Oliveira conta com 53 músicos, sendo dirigida pelo maestro Manuel Pereira Miranda. O reportório da Banda inclui temas clássicos, populares e ligeiros, interpretados em mais de 25 festas e romarias ao longo do ano.

A Banda Musical de Oliveira tem em funcionamento um grupo de música de câmara, um quarteto de metais, o grupo Octreta, o grupo de cantares tradicionais “Raízes que não se acabam” e o um grupo de teatro.

BANDA MUSICAL DE OLIVEIRA

Banda Musical de Oliveira
Lugar de Vilela – Oliveira
4750-592 Barcelos
Telefone – 253843610

 

Categories: Bandas de Braga